quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ordos - A Cidade-Fantasma do Século XXI

Conheça Kangbashi, a primeira Cidade-Fantasma do Século XXI

O país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes poderia realmente ter em seu território uma cidade não habitada ?  

                                                 Praça principal de Kangbashi 


Bom, não apenas é verdade, como é também uma das mais interessantes histórias resultantes da "obsessão-capitalista" chinesa, caracterizada por investimentos governamentais gigantescos, que nem sempre dão certo...



                                         Mapa da mongólia Interior (Laranja), com a região de Ordos (Vermelho)


No interior da China, na árida região conhecida como "Mongólia Interior", localiza-se uma das mais prósperas regiões chinesas: Ordos. Dona de 1/6 das reservas de carvão do país, testemunhou um grande desenvolvimento nos últimos anos, pegando carona na forte demanda por energia termoelétrica. Graças à isto, estima-se que este árido ponto no meio do deserto poderá assumir a liderança de renda per capita nos próximos 3 anos, tornando-se a região mais rica da China. A renda per capita de Ordos já é maior do que a da capital Beijing e Xangai.




Mina de Carvão
Este é o combustível que movimenta a imensa máquina chinesa


Na esteira de todo este sucesso, e com o futuro brilhante reservado a esta região, o governo pensou alto: Por quê não antecipar os problemas que a região já enfrentava com a escassez de água construindo um novo distrito em Ordos, que pudesse abrigar 1 milhão de habitantes, sustentando o desenvolvimento desta região com uma infraestrutura de primeiríssimo mundo e 3 grandes reservatórios hídricos ? 



Um dos reservatórios do novo distrito de Kangbashi
A região desértica sempre teve problemas de abastecimento de água


A idéia fazia sentido, e o plano iniciado em 2004 foi executado com maestria...


Ruas largas e prédios modernos...para quase ninguém

Em 5 anos, foi construída uma cidade com ruas largas, belos Prédios, Casas confortáveis, Centros comerciais, Praças amplas e até um Museu de Arte em formato futurista, no lugar conhecido como Kangbashi. 

Tudo saiu exatamente como o planejado, exceto por um pequeno detalhe: as pessoas não quiseram se mudar para lá...

O alto preço do metro quadrado no novo distrito e o medo do fracasso do empreendimento fizeram com que a ocupação fosse pífia. Hoje, andar por Kangbashi parece uma busca infindável por movimento. De vez em quando vemos uma ou outra pessoa atravessando a rua, uma loja aberta aguardando ansiosamente por clientes, ou um guarda de trânsito solitário, no que provavelmente é o emprego mais fácil do mundo.

Guarda de Trânsito em Kangbashi...Mas que trânsito?
Devido ao "fracasso populacional", não há Hospitais ou Escolas funcionando, e até Internet Banda Larga não chega ainda ao Distrito, pois não há clientes que justifiquem o investimento. Isto cria um círculo vicioso que limita ainda mais a ocupação.


                      Um dos raros pedestres que arriscam-se a visitar o centro comercial quase todo fechado

E assim, quem esperava uma população de 1.000.000 de habitantes, tem que se contentar com pouco mais de 30.000 pessoas, em sua grande maioria funcionários da administração pública.


Fique agora com mais fotos do Distrito de Kangbashi, em Ordos, que tecnicamente não poderia ser chamado de cidade-fantasma, mas que na prática é a primeira delas criada no Século XXI.



Enquanto isto, os semáforos de Kangbashi continuam funcionando, esperando um tráfego que não chega nunca...