terça-feira, 19 de julho de 2011

Americano cria arte em 3D nas ruas de todo o mundo


O artista americano Kurt Wenner trabalha há 30 anos criando ilusões de ótica em calçadas de todo o mundo. A partir de um determinado ponto de vista, o espectador tem a ideia de profundidade e de três dimensões. É o que acontece na obra acima (‘Tapete Mágico’), criada nas ruas de Bettona, Itália, em 2009. 


Antes de se dedicar à pintura, ele trabalhou dois anos na Nasa, criando simulações de paisagens extraterrestres, o que lhe rendeu ensinamentos sobre perspectivas e proporções antes de os computadores dominarem esse ofício.





A obra acima foi feita para o Greenpeace, em 2010, para marcar a realização de um abaixo-assinado contra a agricultura transgênica.



A obra ‘Incidente em Waterloo’ foi feita em 2007 na famosa estação londrina. A moça, que parece estar deitada num sofá, está na verdade no chão. 




"Eu observava os tetos barrocos, muitos deles com trabalhos de perspectiva", disse por telefone à BBC Brasil. "Comecei a experimentar nas ruas."
O uso da perspectiva já era aplicado na arte europeia para dar a ilusão de figuras flutuantes nos afrescos pintados nos tetos barrocos. Wenner usou noções de geometria para criar ilusões que, vistas a partir de um determinado ponto, dão a impressão de três dimensões na arte de rua.
Os cálculos são feitos sem computadores. Wenner usa régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão para definir como será a visão da sua obra a partir de determinados pontos de vista.

Fonte:fotografia.folha.uol.com.br/galerias

Nenhum comentário:

Postar um comentário