quinta-feira, 21 de julho de 2011

Câncer Bucal: Uma ameaça cada vez maior aos Brasileiros

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer é responsável por cerca de 13,7% das mortes registradas no país, estando atrás somente das doenças circulatórias.  Além disso, na maioria dos casos, os tumores são diagnosticados em estágio avançado, este diagnóstico tardio afeta o tratamento e diminui as chances de cura dos pacientes.
O câncer bucal é um tumor maligno que pode se desenvolver nos lábios, língua, palato (céu da boca), gengiva, amígdala e glândulas salivares. É uma lesão que se manifesta como uma ferida que não cura, como uma mancha branca (leucoplasias) ou vermelha (eritoplasias), em caroços, entre outros. Todas as lesões que aparecem em qualquer uma dessas regiões da boca e não desaparecem dentro do período de 21 dias, devem ser avaliadas por um cirurgião dentista.
Das neoplasias malignas que ocorrem na mucosa bucal, aproximadamente 96% são de origem epitelial, chamados de carcinoma epidermóide. (Marcucci)
Existem muitos fatores de risco responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento desses tumores, dentre os mais relevantes, o álcool e o cigarro. Em contrapartida, existem fatores de proteção que conferem ao organismo capacidade de se proteger contra determinadas moléstias, como boa alimentação e hábitos saudáveis. Agora, falaremos um pouco sobre os principais fatores de risco para o câncer bucal:
Tabagismo: Segundo a OMS, o fumo, é uma das principais causas de morte evitável hoje no planeta. Os números são alarmantes, um terço da população mundial adulta é de fumantes. No Brasil, 18,8% da população tem esse vício. No fumo existem mais de 60 substâncias cancerígenas, sendo considerado uma das principais ameaças ao câncer bucal.
Alcoolismo: quando consumido cronicamente, levam o indivíduo ao risco relativo de8,5 a9,2 vezes maior daqueles que não consomem. O tabagismo e o alcoolismo crônicos potencializam drasticamente o risco relativo para 141,6 vezes maior em comparação àqueles que não fazem uso. O sinergismo desses hábitos leva ao desenvolvimento, além do câncer de boca, dos cânceres de laringe, faringe e esôfago, que dependem principalmente do tempo de exposição, tornando-se cumulativos. (Marcucci, 2005)
Dieta: Deficiências nutricionais podem causar alterações epiteliais, ficando a mucosa bucal mais vulnerável aos agentes carcinogênicos (fumo/álcool).
Radiações: A radiação solar é um fator de risco importante para o câncer de lábio, variando de acordo com a intensidade, tempo de exposição e quantidade de pigmentação do tecido (pessoas claras são mais suceptíveis). Por isso a importância do uso de chapéus e protetores solares.
Irritação Crônica: O uso de próteses mal adaptadas, que machucam, causam lesões na mucosa bucal, porém, ainda não foi comprovado o poder de se transformarem em um câncer bucal (malignizarem)

câncer bucal devido à exposição excessiva ao sol

Além desses principais fatores de risco, conforme surgem os casos observa-se que os tumores de boca normalmente são genéticos, isto é, outras pessoas da família já tiveram, na maior parte dos casos, os homens, com mais de 40 anos que são acometidos.
            O carcinoma epidermóide pode ser descoberto em sua fase inicial. É uma lesão ulcerada, com bordas elevadas, nítidas e endurecidas, assintomático no seu início, porém de rápido desenvolvimento. Por isso a importância de realizar visitas regulares ao dentista, para que o diagnóstico seja feito precocemente e esse tumor não afete outras partes da boca conforme o seu crescimento. Ocorrem com maior freqüência no lábio inferior, devido a excessiva exposição solar; língua e abaixo da língua, no assoalho bucal
O tratamento desses tumores geralmente incluem remoção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, de acordo com orientação médica após o diagnóstico.
Vale lembrar, que a prevenção é a melhor alternativa para o câncer bucal. O auto-exame deve ser feito sempre que lembrado após a higiene oral, deve-se visitar o dentista regularmente e quando aparecer qualquer lesão duvidosa, que não cura há um período maior de 3 semanas. Porém, o mais importante de tudo isso é evitar o uso crônico dos principais fatores de risco, que são o cigarro, o álcool e exposição excessiva sem proteção ao sol e alimentação balanceada e saudável.

Auto exame Bucal


Nenhum comentário:

Postar um comentário